Estudo mostra crescimento sustentável de equipamentos para construção

John Deere

O mercado de equipamentos e máquinas de construção caminha para uma tendência de crescimento sustentável nos próximos dois anos. A informação é da Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração (Sobratema), que lançou sua análise do primeiro semestre desse ano, com projeções de demanda que vão até 2025. O resumo do estudo indica uma retração de 14% em 2023, mas uma retomada crescente nos dois anos seguintes.

De acordo com a Sobratema, a queda em vendas acontece em praticamente quase todas as linhas, com exceções para rolos compactadores, que seguem o aquecimento do mercado de pavimentação, e das retroescavadeiras, cujo mercado agro deve ser um dos fatores de demanda. No total, as vendas previstas para a linha amarela somam 34,4 mil equipamentos em 2023.

O estudo acompanha também os equipamentos que não são classificados como linha amarela, onde a retração para 2023 é prevista em 9%. A estimativa atual indica que 22,9 mil equipamentos, de compressores a caminhões betoneiras, devem ser vendidos em 2023.

Apesar do recuo nesse ano, o estudo mostra um claro caminho de retomada e confirmaria uma tendência de crescimento sustentável no mercado de equipamentos para construção.

É o caso de 2024, que poderá ter um incremento de 4% nas vendas em relação a esse ano, com retomada de compras em praticamente todas as áreas da linha amarela, com destaques para caminhões fora de estrada, cuja demanda estimada seria 30% a mais, puxada pela renovação de frota em mineração. O mesmo acontece entre as máquinas que não fazem parte da linha amarela. É o caso dos caminhões betoneiras, com estimativa de 66% de aumento de vendas em relação a 2023.

A visão otimista dos especialistas no médio prazo incentiva ações de planejamento dos frotistas da área de construção, que podem se programar para conhecer novas tecnologias e recursos. Ganha destaque, nesse sentido, a realização da BrazilEquipo Show (BES 2023), que começa na próxima terça-feira (01/08), em Jaguariúna, na Região Metropolitana de Campinas.

A feira, com mais de 100 marcas confirmadas, inaugura o conceito de evento show, com apresentações dinâmicas dos participantes, inclusive na tradicional arena do Red Eventos, o maior espaço de show do interior de São Paulo. A BES 2023 quer ser um divisor de águas no setor de equipamentos para construção e infraestrutura e aproveita o know how da Paving Expo, já consolidada como maior evento do Brasil na área de infraestrutura viária e rodoviária. A organização dos dois eventos é da STO Feiras e Eventos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish