Volvo começa a testar caminhões a hidrogênio na Suécia 

No ano passado, a Volvo Trucks exibiu seus caminhões elétricos a célula de combustível a hidrogênio pela primeira vez. Com emissão zero, esses veículos usam hidrogênio para gerar eletricidade para o motor, tornando-os adequados para o transporte eletrificado em longa distância. Agora, esses caminhões já estão sendo testados acima do círculo polar ártico, no norte da Suécia. 

A intenção é testar esses caminhões em um clima extremamente frio e ter certeza sobre sua capacidade em cenários mais desafiadores. As condições adversas nas vias públicas no norte da Suécia, com gelo, vento e muita neve, proporcionam um ambiente ideal de testes para ver se os veículos aguentam o dia a dia para fazer parte de uma frota. 

Segundo a Volvo, os veículos responderam bem nos primeiros estágios antes do teste de campo, tanto nas simulações em ambiente virtual quanto nos testes no campo de provas interno da fabricante. A expectativa é que os primeiros caminhões elétricos movidos por células de combustível sejam lançados ainda na segunda metade desta década. 

Os caminhões Volvo com célula de combustível a hidrogênio usarão duas células de combustível com capacidade para gerar 300 kW de energia elétrica. Para acelerar o desenvolvimento, o Grupo Volvo uniu forças com a Daimler para pesquisar e produzir sistemas de células de combustível sob medida para veículos pesados. 

Cortando as emissões de hoje 

Para as transportadoras que já querem oferecer transporte com emissão zero, a Volvo Trucks já oferece uma linha de caminhões elétricos a bateria, com seis modelos já produzidos em série. Disponíveis comercialmente na Europa, Estados Unidos e alguns países de outros continentes, os veículos atendem a uma grande variedade de necessidades de transporte. Além disso, em alguns mercados a marca tem também caminhões a combustíveis renováveis, como o biogás. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish