Volvo Caminhões chega a R$ 100 milhões só de vendas online 

O Volvo FH, premiado pelos jornalistas (foto: divulgação).

A Volvo atingiu R$ 100 milhões em vendas digitais em veículos pesados. O valor corresponde ao total comercializado com peças, serviços, veículos novos e seminovos e planos de serviço desde que a empresa começou a atuar em canais de vendas digitais, há mais de uma década. 

O modelo de negócios é totalmente metrificado, com monitoramento das ações do primeiro contato do interessado até a conclusão da venda. O início de uma negociação pode se dar através de um dos sites da marca ou por meio de campanhas ativadas em outros canais, como redes sociais ou WhatsApp. 

“A presença digital da Volvo é estratégica e acontece de forma totalmente integrada com nossa rede de concessionárias. Toda intenção de compra recebida pela fábrica é filtrada, classificada e conduzida na ponta pela Rede Volvo, gerando um ciclo virtuoso que dá segurança aos clientes”, explica Alessandra Almada, gerente de marketing de caminhões e ônibus da Volvo. 

No chamado “Mundo Volvo”, com a presença em mais de 100 países, a operação brasileira é considerada a mais digitalizada. “Nos tornamos referência nessa área para as demais unidades do grupo”, afirma a gerente.  

Como começou 

O primeiro passo da jornada digital foi a criação do portal seminovosvolvo.com.br, em 2010. O site disponibilizava centenas de veículos espalhados fisicamente nas concessionárias da marca em todo o Brasil num único ambiente, sob gestão direta da Volvo. Por trás da plataforma, ainda hoje, há um robusto processo de negócios, que garante a procedência dos caminhões, revisão técnica com critérios definidos pelos técnicos da fábrica, dentre outros fatores que dão segurança aos compradores. 

Já a venda de peças iniciou em 2017, quando lançou o volvopecas.com.br, primeiro e-commerce de peças do setor de caminhões brasileiro. Todas as concessionárias participam do sistema. A plataforma digital é gerenciada pela marca, mas conta com o apoio da rede, que faz o faturamento dos itens e opera na logística de entrega para todo o Brasil. Atualmente, esse sistema está integrado com o Instagram. 

Alessandra diz que, agora, a meta é aumentar a venda de veículos, serviços e peças, mas também garantir benefícios reais aos clientes, proporcionando maior agilidade nas entregas, melhorando processos.

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