Volvo anuncia testes de caminhões movidos a hidrogênio para 2025 

Depois do recente anúncio do início de testes internos com caminhões elétricos a hidrogênio, a Volvo Trucks já está programando uma segunda fase do piloto, em operações reais de transporte em estradas públicas na Europa, a partir de 2025. Os veículos têm uma autonomia de até 1 mil quilômetros.

A Volvo defende que os caminhões elétricos movidos a células de combustível por hidrogênio serão especialmente adequados para transportes pesados de longa distância. Eles também serão uma opção em regiões onde as possibilidades de recarga de baterias são limitadas. 

Os testes serão realizados em clima severo e com o uso de cargas pesadas, de até 65 toneladas. O objetivo será analisar todas as diferentes características da operação do caminhão, incluindo, além dos componentes, aspectos como dirigibilidade e experiência para o motorista. 

Células de combustível geram sua própria eletricidade a partir do hidrogênio a bordo, ao invés de serem carregadas de fontes externas. O único sub-produto emitido é o vapor de água. Os caminhões elétricos da Volvo usarão duas células de combustível, com capacidade para gerar 300 kW de potência, e terão um tempo de reabastecimento inferior a 15 minutos. 

Hidrogênio verde 

A tecnologia de células de combustível está em fase inicial de desenvolvimento. Embora existam muitos benefícios, a Volvo reconhece que há alguns desafios, especialmente o fornecimento em larga escala de hidrogênio verde, produzido de fontes de energia renováveis. A empresa acredita que o fornecimento de hidrogênio verde deve aumentar significativamente nos próximos dois anos. 

Outro ponto a ser superado é a necessidade de uma infraestrutura de abastecimento. Durante os testes-piloto, o abastecimento dos veículos com hidrogênio verde será feito nas garagens das empresas selecionadas. 

As células de combustível serão fornecidas pela Cellcentric – joint venture entre o Grupo Volvo e a Daimler Truck AG. A Cellcentric construirá uma das maiores instalações da Europa para produção em série de células de combustível, desenvolvidas especialmente para veículos pesados.

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