Quatro dicas para manter seu equipamento com a máxima eficiência e segurança 

A Komatsu acredita que é preciso ter uma rotina de cuidados para que se aproveite ao máximo a eficiência dos equipamentos e se evite acidentes. Por isso, traz quatro dicas de limpeza para essa manutenção periódica pelos operadores. 

1. Limpeza frequente das esteiras 

Faça isso após completar o dia de trabalho. Se houver muita obstrução de material, a depender da operação, limpe a área com frequência mesmo durante o trabalho. “A inspeção deve ser diária, no máximo dia sim dia não, e na máquina como um todo, pois somente assim é possível pegar pequenos problemas que podem acontecer, como o acúmulo de terra/gesso/cimento/fertilizante/material de aterro sanitário nas esteiras que podem mascarar coisas como um pequeno vazamento de óleo. Assim se a limpeza é feita diariamente, você tem tempo para verificar o problema e, assim, conseguir consertá-lo antes de virar um problema maior”, explica Jonathan Fernandes, instrutor de Treinamentos de Operação de Máquinas da Komatsu. 

2. Atenção ao motor 

O motor diesel gera calor, mas, além dele, existem outras áreas: silencioso do escapamento, turbocompressor, radiador, trocadores de calor e bomba hidráulica. Assim, é importante evitar o acúmulo de qualquer material estranho nessas áreas (folhas, galhos, bagaço de cana, pó de madeira, entre outros). 

3. Conservação de partes em contato com o combustível 

O diesel é o combustível utilizado nas máquinas, que também precisam de óleo hidráulico para executarem suas funções, sendo que ambos são inflamáveis. Por isso, é imprescindível manter mangueiras, tubos e conexões bem conservados para evitar vazamentos, contaminação do solo e possível início de incêndio. 

“O que temos que fazer é respeitar o tempo/horas de trabalho previstas no manual para cada componente e então fazer a troca em um distribuidor autorizado, que poderá efetuar o serviço da melhor forma possível, além de usar peças genuínas Komatsu, que tem a alta qualidade como padrão”, afirma Fernandes. 

4. Parte elétrica 

É preciso redobrar a atenção com a parte elétrica, já que o circuito elétrico é muito importante para o funcionamento correto e seguro dos equipamentos. Portanto, não devem ser feitas alterações ou modificações não autorizadas pelo fabricante, explicitadas no manual da máquina, bem como deixar a fiação exposta e/ou desencapada. Se começar a perceber alguma alteração nesse sentido, consulte um distribuidor Komatsu. 

De acordo com o instrutor de Treinamento de Operação de Máquinas da Komatsu, é fundamental que toda e qualquer manutenção necessária feita em um distribuidor autorizado por ter a expertise e qualidade Komatsu. 

“Manutenções maiores, que exijam algum tipo de conhecimento específico, devem ser feitas em distribuidores autorizados, como um fio desencapado que está causando atrito em alguma outra peça. Já uma manutenção muito simples, como uma troca de fusível dos faróis ou troca do filtro de ar do motor/ar condicionado, pode ser feita pelo próprio cliente. Ainda assim, recomendamos que seja uma peça genuína Komatsu”, completa Fernandes. 

Além desses cuidados periódicos, Fernandes conta quais são os sinais de alerta de incêndio: 

– Bolhas, fumaça ou princípio de chama; 

– Percepção de alta temperatura em uma peça em que não deveria ocorrer isso; 

– Cheiro de queimado; 

– Ruídos fora do normal. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish