Qual é a melhor forma de armazenar lubrificantes?

A lubrificação é parte essencial para garantir o funcionamento de vários maquinários, preservando as peças dos equipamentos e garantindo que tenham contato umas com outras sem atrito. Isso garante a vida útil das máquinas, mas para fazer efeito, é necessário que o lubrificante esteja em bom estado, sem que esteja sujo ou contaminado por algum agente externo, como poeira, fragmentos de metais ou terra. Ou seja, tudo depende de como armazenar os lubrificantes.

Portanto, o manuseio incorreto pode danificar o recipiente, bem como guardar em lugares sem proteção contra o tempo e expor o produto ao calor e frio excessivos. Segundo Luiz Maldonado, CEO da Lubvap Specials Lubrificants, o dano no lubrificante ocorre principalmente por descuido no manuseio e armazenagem do produto. “O uso correto contribui para a vida e o desempenho do equipamento e os lubrificantes danificados diminuem ou anulam sua função”, explica. 

Ele diz que o armazenamento errado resulta em lubrificação precária, diminuindo a vida útil do produto e o menor desempenho das máquinas, além de falhas prematuras. O baixo desempenho faz com que o consumidor substitua a marca, pois ela é vista como a causadora da falha, um pensamento equivocado. “Nem mesmo o melhor lubrificante do mercado é capaz de cumprir seu desempenho se o produto for armazenado e manuseado de forma inadequada”, completa. 

Como armazenar os lubrificantes

Para garantir a integridade do produto, é preciso ter cuidado já na entrega, evitando que o tambor caia do chão e suas costuras sejam comprometidas ou perfuradas. Após o descarregamento, é necessário que os recipientes sejam movidos para o local de armazenagem. Se for interno, evitando locais próximos a linhas de vapor e aquecedores. 

A área externa deve ser evitada, mas se não há alternativas, estes devem ser posicionados sem contato com o chão, para evitar a umidade, e sob um abrigo coberto, para evitar as condições de temperatura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish