Paving Expo tem 57,3% a mais de visitantes em 2023
A Paving Expo confirmou-se como principal evento na área de infraestrutura rodoviária e viária do Brasil, recebendo 19,2 mil visitantes entre 24 e 26 de abril em São Paulo. O crescimento de público foi de 57,3% em relação à edição de 2022, acima da estimativa de 30% da organização da feira e congresso. “Mais uma vez as expectativas foram superadas e estamos acompanhando o ritmo do setor, alavancando mais negócios e parcerias”, explica Guilherme Ramos, diretor da STO Feiras.
Segundo ele, a feira possibilitou conexões importante para visitantes e expositores e o congresso manteve o alto nível de conteúdo que é tradicional desde as primeiras edições. Com o fim da pandemia de Covid-19, a Paving Expo aconteceu pela segunda vez presencialmente, com 83% dos visitantes oriundos do Brasil, em sua maioria do estado de São Paulo. Entre os participantes internacionais, o destaque vai para a América do Sul, mostrando uma tendência de evento com forte apelo regional.
“O timing da Paving Expo perfeito. Os dados mostrados no congresso durante a feira indicam que o Tribunal de Contas da União (TCU) analisa R$ 51 bilhões para investimento em capital, além de outros R$ 45 bilhões ainda a serem encaminhados para o órgão analisar. Há recursos para infraestrutura”, completa. Ramos também destaca os números do governo estadual paulista que sinaliza potencial de R$ 180 bilhões para parcerias em infraestrutura nos próximos anos da gestão Tarcísio de Freitas.
Outro número citado durante a Paving são os 9 mil quilômetros de estradas em fase de estruturação, somando rodovias federais e estaduais, além de outros 17 projetos federais liberados ou com consulta pública já efetuada.
Marco Aurélio Barcellos, diretor presidente da Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias (ABCR), acrescentou mais dados que confirmam o momento ascendente da infraestrutura rodoviária. De acordo com ele, os investimentos em concessão de rodovias somaram R$ 9,5 bilhões em 2022, um aumento de 38% em relação ao ano anterior. Barcelos apontou que há previsão de quase duplicar o número de concessões de estradas, passando dos atuais 17 mil quilômetros para mais de 30 mil km concedidos nos próximos anos.
Tecnologicamente, a Paving Expo funcionou como base de lançamento de vários desafios. Foi o caso da Petrobras que apresentou tecnologias para busca do net zero carbono na pavimentação até 2045. O apelo de sustentabilidade e de casos reais de aplicação também marcou encontros como o realizado pela Votorantim, com presença de concessionárias de rodovias.
A pauta de ESG, sigla para responsabilidade social, ambiental e governança, também entrou definitivamente no segmento. Entre os assuntos-chave a reciclagem de pavimentos asfálticos, inclusive com uso de espuma, apareceu em várias discussões. Uma das novidades é o controle de ruídos e vibrações em obras de infraestrutura. Já a tecnologia teve várias frentes na Paving: do uso de BIM nos projetos e construção de rodovias à aplicação de 3D para controle de pavimentação.
Com 180 marcas expositoras – 30 a mais que 2022 – a Paving Expo de 2023 sinaliza para uma edição ainda maior no ano que vem.
“Nosso plano é realizar o evento em outubro, o que seria uma resposta ao crescimento do mercado de equipamentos. Como há muitos eventos no primeiro semestre, principalmente os voltados ao agronegócio, a mudança facilitaria a logística para que os fabricantes de equipamentos possam expor mais máquinas”, explica Guilherme Ramos.