Paraná quer investir R$ 2,5 bilhões em infraestrutura 

A infraestrutura do Paraná deverá receber uma injeção de R$ 2,5 bilhões. As informações são do site InfraROI, que listou as iniciativas da Secretaria de Infraestrutura e Logística do estado sulista como fonte da notícia. Embora não tenha sido divulgado um cronograma, o governo paranaense inclui no pacote a revitalização de rodovias e ruas urbanas, obras no Porto de Paranaguá e estrada de ferro. O investimento envolve ordens de serviço (algumas em parceria com a Itaipu Binacional), licitações para novas obras, convênios para pavimentação de ruas urbanas e dois grandes aportes no Porto de Paranaguá – um público, de R$ 1,3 bilhão no Novo Corredor de Exportação, e um privado, de R$ 800 milhões para novas esteiras transportadoras.  

Outros R$ 130 milhões serão utilizados para revitalização de rodovias. Entre elas, uma no valor de R$ 1 milhão para o anteprojeto de duplicação de 12,1 km entre Guaratuba e a divisa com Santa Catarina (sentido Garuva), no litoral, atendendo uma demanda de turistas e moradores; outra para uma duplicação de 3,7 km do perímetro urbano da PR-317 em Campo Mourão (Centro-Oeste); e uma licitação no valor de R$ 4 milhões para obras de contenção (barreira) em 300 metros na BR-476, próximo à Ponte dos Arcos em União da Vitória. 

O pacote inclui ainda seis ordens de serviço que já foram assinadas: a primeira delas no valor de R$ 1,4 milhão para a construção de uma passarela na PR-445, em Londrina; outra no valor de R$ 680 mil para elaboração de projeto de pavimentação na PR-990, em Rebouças; outra no valor de R$ 33,6 milhões para a construção de um viaduto na BR-376, em São José dos Pinhais, próximo à Rua Joinville e Alameda Bom Pastor. 

Também foi liberado pelo governo de Paraná recursos para outras ações de infraestrutura: o início da pavimentação de 26,2 km de estrada entre Ramilândia e Santa Helena (Oeste), obra de R$ 20,4 milhões; a restauração da Ponte Ayrton Senna, em Guaíra (Oeste), incluindo nova iluminação e pavimentação de concreto da rodovia de acesso, investimento de R$ 18,2 milhões; e, por fim, a continuação da duplicação e restauração da PR-092, a Rodovia dos Minérios, entre o km 14,3 e o km 15,6, no perímetro urbano de Almirante Tamandaré, incluindo a construção de um viaduto, marginais nas duas laterais, passarelas e ciclovias, totalizando R$ 50,7 milhões. 

Obras urbanas e portuárias na infraestrutura do paraná

Em outra vertente, foi anunciada a liberação de R$ 200 milhões, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Logística, para execução de obras urbanas em 104 municípios do Estado, como pavimentações, ciclovias, terceiras faixas, duplicação, recapeamento de asfalto, entre outros. Esses recursos integram o programa de desenvolvimento sustentável dos municípios, de olho na Agenda 2030, garantindo melhor qualidade de vida nos municípios. A execução da estrada de ferro com 1.304 quilômetros vai ligar Maracaju (MS) ao Porto de Paranaguá. A conexão entre Cascavel e Foz do Iguaçu vai permitir a integração com o Paraguai e a Argentina, tornando o estado uma central logística da América do Sul. 

Já a Portos do Paraná, empresa pública que administra as operações portuárias, vai investir R$ 1,3 bilhão na infraestrutura em Paranaguá. O projeto básico está sendo finalizado e vai permitir a construção de um píer em T, com quatro berços de atracação, ponte de acesso e oito torres pescantes, cada uma com capacidade de embarque de quatro mil toneladas/hora. Será um dos mais modernos do mundo. O investimento será público. Outra obra que vai transformar o cais é a implantação de novas esteiras transportadoras destinadas para receber fertilizantes que chegam de outros países. Os investimentos privados também vão aumentar a capacidade de armazenagem dos adubos para mais de 492 mil toneladas. São mais de R$ 800 milhões em melhorias dentro e fora do cais público, realizadas pelas empresas Rocha e Fertipar. 

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