O papel de ferramentas de penetração de solo na mineração

As ferramentas de penetração de solo (FPS) tem um papel importante no processo de mineração. Aplicada em escavadeiras, elas podem aumentar o desempenho e reduzir custos de manutenção dessas máquinas, diminuindo o esforço mecânico que elas precisam fazer para trabalhar e carregar o minério a ser processado. 

A Metso Outotec, fabricante de equipamentos de mineração, explica que o menor esforço de escavadeiras traz ganhos na vida útil da máquina. Quanto menos força o equipamento precisar fazer, menos força será exigida dos componentes do sistema hidráulico da escavadeira. Isso também acarreta em menor consumo de combustível. 

No entanto, é preciso um design mais eficiente das FPS, para permitir que as ferramentas durem mais, ampliando a vida útil de dentes e adaptadores, entre outros tipos de componentes. A especificação feita por especialistas leva ao dimensionamento correto da quantidade e do melhor posicionamento dos dentes, afirma a fabricante. 

Dados da MTG em operações de agregados confirmam um aumento de vida útil entre 15% e 20% em relação às marcas top de mercado somente pelo melhor entendimento do design aliado à qualidade do aço das FPS. 

Manutenção de FPS 

Ainda segundo a Metso Outotec, se devidamente especificadas, as FPS ampliam a segurança das operações, ao evitar acidentes na hora da troca. Ferramentas de penetração de solo adequadas também não se desprenderão das caçambas e não acabam caindo no processamento e danificando britadores. 

A fabricante destaca a evolução dessas ferramentas, que hoje não precisam mais ser trocadas utilizando marretas, por exemplo. Mecanismos ergonômicos, que exigem menor esforço dos técnicos em campo contribuem para a segurança da operação de troca. Também é importante que as empresas que usam as FPS façam o treinamento constante de suas equipes e utilizar os manuais atualizados.  

Os cuidados com segurança em se tratando de FPS não se limitam à etapa de escavação, onde estão as máquinas. Ferramentas de penetração de solo inadequadas ou de qualidade inferior pode fraturar antes do tempo e sem controle, sendo levada para o britador. Por isso a importância de adotar sistemas de travamento inteligentes e, em caso de soldagem, atentar para os padrões determinados em norma e para o uso de mão de obra treinada. 

Como saber se a FPS está com problemas 

A Metso Outotec explica que uma regra geral nas ferramentas de penetração de solo e que ajuda na identificação de problemas é o fato de que se um dente for quebrar, ele quebrará geralmente logo no início de uso. 

O mais comum em campo é observar um desgaste controlável das peças, algo que profissionais experientes conseguem perceber ao inspecionar visualmente as peças. Recursos como o uso de proteções entre os dentes podem reduzir problemas de desgaste ou mesmo de queda de dentes, diz a Metso Outotec.

Fonte: Metso Outotec.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish