Mercado de compactos tem amplo espaço para crescimento no Brasil, afirma Yanmar 

Miniescavadeira Yanmar SV100 (foto: divulgação).

O mercado de miniescavadeiras cresceu em torno de 20% no Brasil em 2022, segundo números da Yanmar, acompanhando o ritmo de crescimento dos equipamentos em geral. A fabricante especializada em máquinas compactas acredita que há espaço para continuar crescendo no País. 

Juliana Santos, coordenadora comercial de construção civil na Yanmar, argumenta que as miniescavadeiras se destacam por cumprir múltiplas funções com agilidade. “Cada vez mais o mercado busca operação facilitada, versatilidade no canteiro de obra, mais segurança em lugares menores, facilidade de deslocamento, aumento da produtividade e menor custo operacional, portanto essa é uma tendência que deve permanecer”, afirma. 

Ela avalia que essas características são amplamente atendidas por equipamentos compactos e que os empresários da construção começaram a entender que os equipamentos precisam se adaptar às necessidades das obras e não o contrário. “Somente dessa maneira as frotas serão produtivas e com custos operacionais adequados. Não há razão, por exemplo, em utilizar uma escavadeira de 14 toneladas onde poderia usar uma de 5 toneladas.” 

Expectativas para 2023 

Em 2022, o crescimento das miniescavadeiras foi surpreendente porque foi um ano desafiador, ainda tendo que enfrentar às interrupções na cadeia de suprimento, logística e a alta demanda por equipamentos em quase todos os mercados a nível mundial, situações que impactam a disponibilidade de equipamentos no Brasil. 

Juliana diz que a Yanmar conseguiu otimizar os processos para atender o mercado brasileiro. “Nosso compromisso para 2023 é trabalharmos firmes e fortes em busca de bons resultados”, diz ela. 

A expectativa da companhia para este ano é bastante positiva diante das projeções já entregues pela Sinduscon, que prevê um aumento do PIB em torno de 2 a 2,5%. Segundo Juliana, isso deve alavancar os investimentos, principalmente, em máquinas de construção civil. A preocupação é com a taxa de juros, que pode desestimular um crescimento contínuo do setor. 

Investimentos em infraestrutura animam mercado 

A empresa ainda está otimista com o futuro do País. Projeções da Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (ABDIB) apontam que os segmentos de transporte e logística devem atrair investimentos totais de cerca de R$ 137 bilhões entre 2023 e 2027, que incluem obras de infraestrutura. 

“A infraestrutura é um eixo central para qualquer país crescer e desenvolver a sua economia, portanto promover o desenvolvimento e políticas públicas nas áreas de transporte, saneamento básico, energia renovável e sustentável e telecomunicação, é essencial para o crescimento socioeconômico do Brasil”, afirma a coordenadora comercial. 

Minipá carregadeira Yanmar V3 (foto: divulgação).

As reformas residenciais, obras de manutenção e empreendimentos também animam a empresa, tendo até maior destaque para a Yanmar que as grandes obras de infraestrutura, mais ligadas ao governo e que caminham a passos mais lentos. “As reformas residenciais e obras também poderão ser um impulso para 2023. A estabilidade dos preços de materiais de construção pode aumentar a demanda por projetos na planta”, finaliza Juliana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish