Komatsu e Cummins vão colaborar para desenvolver equipamento “verde”
A Komatsu e a Cummins assinaram um memorando de entendimento para colaborar no desenvolvimento de um equipamento de transporte verde, ou seja, que não emita gases de efeito estufa. As empresas já são parceiras em outras áreas, como no desenvolvimento de motores a diesel para máquuinas de mineração e construção, mas agora vão focar em tecnologias verdes.
Uma das opções é utilizar células de hidrogênio nos equipamentos. A própria Komatsu já havia anunciado, em agosto de 2021, seu conceito de caminhão agnóstico de energia, um veículo que pode funcionar com uma variedade de fontes de energia, incluindo diesel elétrico, carrinho, bateria e células de combustível de hidrogênio. A parceria com a Cummins visa complementar o desenvolvimento deste projeto.
Assim como a Komatsu, a Cummins acredita que este futuro equipamento verde tem grande potencial no mercado de mineração, que é um setor que busca formas de reduzir seu impacto climático. A experiência da Komatsu com mineração pode complementar as tecnologias de energia que a Cummins detém, acelerando a descarbonização de equipamentos de mineração.
Iniciativas de descarbonização da Komatsu
Como empresa, a Komatsu está comprometida em minimizar o impacto ambiental por meio de seus negócios, visando uma redução de 50% nas emissões de CO2 do uso de seus produtos e produção de seus equipamentos até 2030 (em comparação com os níveis de 2010). A empresa ainda quer alcançar a neutralidade de carbono nos próximos 30 anos, por volta de 2050.
A Komatsu também anunciou em 2021 a criação de sua aliança Greenhouse Gas (GHG) com clientes para colaborar ativamente no planejamento, desenvolvimento, teste e implantação de produtos da próxima geração de equipamentos e infraestrutura de mineração com emissão zero. A meta inicial da aliança é avançar o conceito de caminhão agnóstico de potência da Komatsu, com o objetivo de oferta comercial em 2030.