Komatsu é certificada em segurança do trabalho pela SafeStart International

Fernando Coradi, diretor de Segurança da Komatsu; Larry Wilson, autor do SafeStart e Guilherme Santos, vice-presidente da Divisão de Mineração da Komatsu (foto: divulgação).

A Komatsu foi certificada pela empresa de consultoria e treinamento em segurança comportamental SafeStart International, com a certificação prata devido aos excelentes resultados obtidos após a implementação da fase I do programa SafeStart. 

O SafeStart atua focado na segurança de forma humanizada, por meio da mudança de comportamento, trabalhando os fatores humanos e abrangendo os colaboradores e seus familiares dentro e fora do ambiente de trabalho. O programa ensina habilidades específicas para identificar e controlar os estados que causam erros críticos responsáveis pela maioria das lesões, que podem acontecer no dia a dia. Consequentemente, a aplicação do SafeStart reduziu o número de acidentes consideravelmente já no primeiro ano na Komatsu. 

Todos os funcionários receberam o treinamento de 10 horas para que pudessem compreender e administrar os fatores humanos no local de trabalho e, assim, enraizar essa nova cultura de segurança. Além disso, são constantemente motivados a alcançar a excelência operacional, seja na melhora da qualidade, produtividade ou do serviço ao cliente. 

A Komatsu diz que o programa da SafeStart é uma combinação de treinamento e desenvolvimento pessoal com o sistema de gestão interno da empresa contratante. Não há substituição das atividades de segurança já implementadas, mas uma abordagem comportamental mais dinâmica e confiável para manter as pessoas seguras dentro e fora do trabalho, proporcionando um retorno sobre o investimento e mais engajamento dos colaboradores. 

O SafeStart mostra às pessoas que quatro estados – pressa, frustração, cansaço e complacência (excesso de confiança) – podem causar erros críticos: olhos longe da tarefa, mente longe da tarefa, estar ou entrar na linha de fogo ou perder o equilíbrio, a tração ou a firmeza. 

Implantação em unidades 

O programa começou a ser implantado em 2021, em todas as unidades da Divisão de Mineração da Komatsu no Pará e Minas Gerais. Segundo Guilherme Santos, vice-presidente da Divisão de Mineração da Komatsu, o SafeStart é uma das principais atividades implementadas para alcançar o <Zero Acidente> e garantir um crescimento próspero e sustentável para a organização, funcionários e seus familiares. 

“A Komatsu atingiu uma média de 94% da avaliação na pontuação do Safestart, resultando em uma certificação prata. Mas, o significado desta certificação vai além da pontuação. Ela demonstra que a empresa realmente se preocupa com a segurança de todos os seus colaboradores, seja no trabalho, em casa, quando está dirigindo e com a segurança de suas famílias. Então, alcançar a certificação prata é o resultado deste conjunto de iniciativas que visa à segurança em todos os aspectos, extrapolando o local de trabalho”, avalia Wilson, que ressaltou que a Komatsu é uma das poucas empresas certificadas pela SafeStart a conquistar esse tipo de certificação em tão pouco tempo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish