Ipiranga aposta em serviços para se aproximar de setores de mineração e transportes

Conhecida bandeira de postos de combustíveis, a Ipiranga também tem uma atuação relevante no segmento corporativo. A empresa tem estruturado diversos serviços para ganhar mercado entre organizações, de olho em propostas com maior valor agregado. Uma delas é o Ipiranga Faz, uma proposta onde a companhia assume a operação de abastecimento de grandes empresas, gerenciando postos de combustíveis dentro da base do cliente.

Conforme explica o José Vianna, vice-presidente de B2B e Mercado Empresarial da Ipiranga, o Faz é um serviço que terceiriza a estrutura de abastecimento de empresas como mineradoras, grandes transportadoras e empresas ferroviárias. “Nós assumimos a logística de transporte do combustível até o posto e também a operação de abastecimento de veículos e equipamentos”, diz.

A Ipiranga entende que há potencial no serviço porque há a entrega de uma proposta de valor. Em empresas ferroviárias, por exemplo, há um Acordo de Nível de Serviço (SLA, na sigla em inglês) garantindo que a equipe da Ipiranga tem um determinado tempo para abastecer a locomotiva. Em alguns casos, a própria Ipiranga pode acabar montando o posto de combustíveis para o cliente, algo que acontece com mineradoras, companhias que atuam em grandes áreas e que precisam trocar suas estruturas de abastecimento de lugar conforme a demanda da mina.

“Enxergamos muito potencial nessa oferta, até mesmo em empresas de agronegócio e indústria, principalmente por conta dessa proposta de valor para cada cliente”, diz Vianna, que também destaca a comodidade que o serviço traz às empresas, que ganham mais eficiência por não precisar se preocupar com o abastecimento de seus veículos, focando mais forças no próprio negócio.

Pró-Frotas: startup para ajudar a gerir frotas

Além do Ipiranga Faz, a companhia também tem outra aposta no segmento corporativo: o Pró-Frotas. A ideia aqui é utilizar a tecnologia em prol da gestão de frotas de transportadoras de médio e grande portes, que enfrentam desafios na hora de controlar os custos de combustível em sua operação.

Vianna conta que o Pró-Frotas surgiu como uma startup ainda em 2018 com a proposta de trazer facilitar o abastecimento. Após fechar o contrato com o cliente, o serviço é simples: é só cadastrar os veículos da transportadora na plataforma do Pró-Frotas que a empresa vai ter toda a visibilidade sobre a litragem de abastecimento, com foto do hodômetro e parâmetros de uso.

Segundo o VP da Ipiranga, tudo pode ser gerido por aplicativo, com gráficos de uso por veículo e alertas para otimizar a gestão. Segundo a empresa, é possível reduzir os custos de combustível em até 25% utilizando a inteligência de dados.

É importante destacar que também há facilidade no pagamento. O cliente pode te alguma concessão de crédito onde os motoristas vão gastando conforme abastecem os veículos e tudo é cobrado da transportadora de acordo com o contrato. As notas fiscais de abastecimento também são recolhidas digitalmente pela plataforma.

Atualmente, o Pró-Frotas também ganhou novos serviços, como o Pró-Frotas GO, que a gestão de passagem em pedágios e estacionamentos pela mesma plataforma utilizada para os abastecimentos. Outra opção é o Pró-Frotas Carbon Neutral, que permite às transportadoras calcular as emissões de GEE (gases de efeito estufa) gerados com consumo de combustíveis. Com esse dado, a empresa pode investir em ações para compensar às emissões.

Lubrificantes

A Ipiranga também se posiciona de forma a ir além dos combustíveis, oferecendo lubrificantes através de duas marcas da Iconic: Texaco e Ipiranga. De acordo com Vianna, o atendimento a empresas é relevante, principalmente nos setores de transportes de cargas e passageiros, mineração e indústria.

Nessa área, a Ipiranga tem se dedicado no desenvolvimento de novos lubrificantes, como o mais recente lubrificante sintético, voltado a dar mais desempenho para equipamentos de serviço pesado. A empresa ainda conta com um centro de pesquisa no Rio de Janeiro com capacidade de testar a eficiência dos produtos diretamente em equipamentos de clientes. A ideia aqui é prestar uma espécie de consultoria para melhorar o desempenho de ativos.

Segundo Vianna, a empresa também está positiva com essa área de negócios, enxergando uma série de contratos sendo fechados, como o da Acciona, que atualmente constrói a Linha 6-Laranja do metrô de São Paulo.

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