Exportação puxa receita da linha amarela no terceiro trimestre 

A Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) apresentou os números do setor do primeiro trimestre de 2023, que apontam uma ligeira recuperação no faturamento de todo o mercado de máquinas e equipamentos. O faturamento da linha amarela, em específico, apresentou crescimento, mas foi graças ao aumento de 36,2% no número de máquinas exportadas nos três primeiros meses deste ano. 

Segundo a Abimaq, o mercado interno não tem comprado tantos equipamentos e por isso a exportação foi tão importante – a linha amarela foi o segmento que mais exportou, com 31,6% de participação. A taxa de juros é a principal vilã, impedindo o investimento do mercado. A produção da linha amarela chegou a cair 13,9% no mês de março como reflexo da falta de interesse do mercado nacional. 

A importação também cresceu no período, mas em um ritmo mais lento que a exportação, e chegou a 19% no acumulado de 2023. 

Máquinas agrícolas 

A taxa de juros alta também reflete no mercado de máquinas agrícolas, que caiu 14,7% em faturamento no primeiro trimestre de 2023. A expectativa da Abimaq é que a receita do segmento apresente queda no primeiro semestre, a menos que o governo anuncie um programa de renovação de frota. 

Outra possibilidade é um Plano Safra “robusto”, segundo a associação. Previsto para o segundo semestre, a política pode incentivar a aquisição de equipamentos e ajudar o setor a reverter um primeiro semestre ruim e terminar o ano com este segmento estável. Isso já seria bom, afirma a Abimaq, porque 2022 foi um ano muito bom para o setor de equipamentos. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish