Equipamentos de construção com emissão zero são destaque em feira alemã 

A operação de emissão zero é uma das principais tendências na indústria de equipamentos de construção atualmente. Durante a bauma 2022, feira do setor da construção civil a ser realizada daqui há um mês em Munique, na Alemanha, diversos fabricantes vão apresentar suas iniciativas para contribuir com a redução de emissões de gases de efeito estufa. 

Claro que o setor não está de olho apenas nas emissões zero. Máquinas elétricas também são mais silenciosas e permitem a ação em áreas urbanas com menor incômodo. Esse tipo de equipamento também traz benefícios aos operadores, que sofrem menos com a poluição do ar e sonora. Por último, mas não menos importante, está o custo, já que os motores elétricos são considerados de baixa manutenção e eficiência e, no caso do Brasil, podem trazer maior economia de combustível.  

Confira abaixo alguns dos equipamentos com emissão zero que serão destaque na feira: 

Placa vibratória reversível com bateria 

Foto: reprodução/site Wacker Neuson.

Trata-se da primeira placa vibratória reversível alimentada por bateria com acionamento direto. O APU3050e, do fabricante Wacker Neuson, usa o sistema de ajuste hidráulico para mudar de direção, assim como nos modelos convencionais. Com uma largura de trabalho de 50 cm e uma força centrífuga de 30 kN, a máquina é fácil de controlar e possui a menor altura total de todas as placas vibratórias reversíveis do mercado, tornando-a ideal para uso em valas estreitas.

Rolo compressor 

Foto: reprodução/site Hamm AG.

A Hamm AG apresentará oito modelos de rolos compressores elétricos da série HD CompactLine. Eles são alimentados por uma bateria de íons de lítio com capacidade de cerca de 23 kWh. Além disso, a energia liberada pelos motores de tração e vibração durante a frenagem é utilizada para recarregar a bateria, que tem capacidade suficiente para um dia inteiro de trabalho.

O equipamento também reduz significativamente as emissões de ruído, tornando os rolos adequados para todas as áreas que exigem compactação particularmente silenciosa. Como essas configurações também geralmente exigem uma baixa carga de vibração, a Hamm AGG está introduzindo um rolo elétrico combinado com oscilação, além dos rolos de vibração e oscilação. 

Pá-carregadeira de esteira compacta 

Foto: reprodução/site Bobcat.

A T7X, ainda em fase de conceito, é a primeira pá carregadeira de esteira compacta totalmente elétrica do mundo. Fabricada pela Bobcat, seu objetivo é poder avaliar melhor as oportunidades de mercado para a máquina na Europa, Oriente Médio e África. Com sua bateria de íons de lítio de 62 kWh, o T7X pode operar continuamente por quatro horas. Sua carga útil móvel é de pouco menos de 1.400 kg.

Em contraste com todas as outras pás-carregadeiras, a nova máquina praticamente não requer fluidos: a Bobcat substituiu completamente o sistema hidráulico tradicional por um sistema de acionamento elétrico composto por cilindros elétricos e motores de acionamento elétrico. O único líquido na máquina é de cerca de quatro litros de um líquido refrigerador ecológico. 

Betoneira com acionamento totalmente elétrico 

Foto: reprodução/site Putzmeister.

A Putzmeister vai apresentar a sua betoneira iONTRON e-mixer. A bateria do veículo tem capacidade de 350 kWh, uma carga suficiente para cinco a seis viagens em áreas urbanas – geralmente suficiente para um dia inteiro de trabalho. Sua operação praticamente silenciosa permite o uso irrestrito mesmo em locais com regulamentações rígidas de ruído – uma

vantagem competitiva significativa quando se trata de licitações em áreas metropolitanas. O aumento dos preços dos combustíveis fósseis também torna o equipamento uma alternativa econômica.

Elevação eletro-hidráulica 

Foto: reprodução/site Tadano.

O E-Pack da Tadano é um sistema eletro-hidráulico com um motor elétrico de 32 kW integrado que proporciona uma operação de guindaste de baixo ruído e sem emissões. Esta solução não é nova e já foi apresentada na bauma 2019, mas, naquela época, estava disponível apenas para um único veículo guindaste. Agora, a Tadano diz que cinco de seus guindastes AC podem ser encomendados com o E-Pack ou até adaptar guindastes já existentes para ele.

O fabricante japonês também oferecerá uma prévia do primeiro guindaste para terrenos acidentados totalmente elétrico do mundo. A máquina está atualmente em fase avançada de desenvolvimento e tem lançamento previsto para o final de 2023. Ela será capaz de se deslocar de e para o local de trabalho e realizar todo o içamento usando apenas a energia fornecida por suas baterias.

Ainda é preciso lembrar que, para que equipamentos elétricos sejam mesmo considerados de “emissão zero”, é preciso que a fonte de energia que recarrega suas baterias sejam de origem renovável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish