DNIT vai aplicar R$ 1,7 bilhão em recuperação de rodovias em 2023 

Com o objetivo de recuperar a qualidade da malha rodoviária, o governo federal, por meio do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), anunciou o investimento de R$ 1,7 bilhão em reformas de rodovias públicas. A medida vai atingir 861 quilômetros de rodovias que serão pavimentados, revitalizados e sinalizados até abril deste ano. O investimento faz parte do plano de 100 primeiros dias de governo do Ministério dos Transportes (MT), que abarca outras iniciativas.

Segundo o DNIT, durante esses 100 dias, 72 pontes e viadutos serão revitalizados. Também há a promessa da retomada de mais 670 quilômetros de obras hoje paradas por falta de verbas, em rodovias que também precisam de revitalização ou até mesmo de construção. Parte das ações em rodovias que o MT já se comprometeu a investir neste primeiro momento são:

  • Concluir a duplicação e fazer a concessão da BR-381  
  • Concluir a duplicação da BR-101  
  • Concluir a duplicação da BR-116 
  • Manutenção da BR-364  
  • Duplicar a BR-080/DF  
  • Concluir a duplicação da BR-386  
  • Concluir a duplicação da BR-470 

Segundo o ministério, a iniciativa visa preparar as rodovias para suportar o período de chuvas, que já estão ocorrendo. As obras também vão ajudar outros pontos do plano dos 100 dias, que inclui garantir o escoamento da safra agrícola e diminuir o número de acidentes graves em todo o País.

Qualidade das rodovias  

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) aponta que as rodovias ruins ou péssimas passaram de 12% para 23% entre 2016 e 2022, o que justifica o investimento público. De acordo com números do ministério, 96% das rodovias federais têm contrato de manutenção, então é seria apenas questão de repassar o recurso para que as obras iniciem. 

Como parte das ações recuperação, o DNIT deve começar o Programa Avança BR (nome ainda provisório), que visa recuperar malha rodoviária pavimentada classificada como ruim ou péssima – que representam 13,9 mil quilômetros – além de sinalizar e recuperar pontes e viadutos.

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