Conheça os cuidados necessários com a lubrificação de veículos híbridos

Caminhão elétrico utilizado pela Vale é fornecido pela XCMG (foto: divulgação Vale).

Os veículos híbridos são assim chamados por possuírem dois motores, um a combustão e outro totalmente elétrico. O elétrico é utilizado em quase todo o uso do veículo em movimento e o motor a combustão só age na exigência de maior velocidade e potência. Por isso, a lubrificação de veículos híbridos não pode ser negligenciada, pois ela permite a mobilidade das peças internas, evitando atritos e preservando a durabilidade do motor.

Em linha com os avanços da tecnologia de eletrificação dos carros, as empresas automobilísticas desenvolvem produtos específicos para melhorar o desempenho e gerar uma vida útil de qualidade aos modelos híbridos, como é o caso da indústria de lubrificantes. 

Atualmente, a opção de lubrificação para veículos híbridos apresenta viscosidade baixa, como 5W-30, 0W-20 ou até mesmo um 0W-16. Eles carregam funções muitos similares aos lubrificantes utilizados em motores a combustão como limpeza, redução de desgaste e controle de temperatura. 

Um dos resultados nos motores híbridos é a economia e redução de emissão de poluentes na atmosfera. Nesse sentido, o mercado apresenta uma tendência de redução de motores de maneira geral, seja híbrido ou não. Essa redução é chamada de downsizing; os motores são menores, mas há boa entrega de potência através dos turbos. Essa tendência também foca na economia de combustível e redução de impactos ambientais.

Para Pablo Bueno, engenheiro mecânico da YPF Brasil, o desenvolvimento de novos produtos da vertente elétrica é essencial para o avanço da categoria no Brasil, tanto para o uso de equipamentos quando de veículos para o dia a dia. “O número de veículos eletrificados está crescendo, principalmente o de carros híbridos. Desenvolver produtos como os óleos lubrificantes para esse nicho, aumenta a confiança do brasileiro na hora de comprar um modelo híbrido”, explica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish