Concreteiras investem em caminhões betoneiras elétricos e a gás

O mercado de produção de concreto tem mirado na redução da emissão de gases de efeito estufa em várias frentes e o transporte, em especial os caminhões, não fica de fora. A gigante mexicana Cemex é um exemplo. A empresa vai substituir 200 caminhões movidos a diesel por caminhões a gás. O uso do combustível com baixo teor de carbono é parte da estratégia de descarbonização de sua frota global. A iniciativa faz parte do programa Future in Action que foca na emissão zero de dióxido de carbono até 2050.

O investimento nos 200 novos veículos consiste principalmente em caminhões betoneira movidos a gás natural comprimido de baixa emissão (GNC) ou gás natural renovável (GRN). Esses caminhões terão uma pegada de carbono aproximadamente 25% menor do que os caminhões a diesel que estão substituindo. Mais da metade dos veículos vão operar no México, com a metade restante dividida entre o sul da Califórnia, nos Estados Unidos, e a Colômbia.

Para a empresa, os caminhões movidos a gás natural são uma tecnologia de transição que permitirá uma redução imediata das emissões de carbono. Gás natural, biodiesel e energia híbrida são as tecnologias de transição de baixo carbono mais prontamente disponíveis. E mais: a cimenteira se comprometeu a fazer aproximadamente 30% de suas compras de transporte pesado com zero emissões até 2030.

Para esse fim, a Cemex concluiu um piloto em vários países usando caminhões de concreto totalmente elétricos. Caminhões pesados ​​totalmente elétricos ainda não estão disponíveis em escala, mas a empresa está colaborando com vários fabricantes de equipamentos originais em novas tecnologias de transporte que permitirão um futuro com emissões líquidas zero.

Betoneira elétrica terá autonomia de 120 km com bateria

Os elétricos também são a aposta da britânica Tarmac, que encomendou betoneiras desse tipo à francesa Renault Trucks. O contrato será o primeiro a disponibilizar um caminhão betoneira elétrico a bateria no Reino Unido, com entrega prevista ainda para 2022. O modelo escolhido é o Renault Trucks E-Tech D Wide, de 26 toneladas.

A Tarmac diz que, utilizando as informações de telemática disponíveis para sua atividade de frota, sua equipe de projeto conseguiu combinar o perfil de entrega normal de um caminhão com o alcance indicativo de 120 km e o consumo de energia do tambor misturador em trânsito e descarga. A empresa informa ainda que o caminhão será capaz de carregar rapidamente em 1,5 a 2 horas com sua bateria de 265 kWh. O caminhão vem com uma garantia de até 10 anos de operação.

Quando entregue, o E-Tech D Wide terá recursos de segurança aprimorados: as baterias fornecem um centro de gravidade mais baixo, melhorando a estabilidade. O veículo terá ainda um consumo de energia otimizado para carga, descarga e trânsito de diferentes tipos de mistura. Isto foi conseguido ao se controlar a velocidade de rotação do tambor com uso de computador.

O design do veículo é resultado de uma colaboração realizada no ano passado por meio do desafio de Inovação de Fornecedores da Tarmac e da Semana de Sustentabilidade de Fornecedores. Isso fez com que os parceiros da empresa trabalhassem para encontrar soluções para acelerar o progresso do setor para atingir o zero líquido de emissão de carbono.

Já a Renault Trucks e a Total Vehicle Solutions (TVS) pretendem desenvolver a próxima geração de betoneiras elétricas, com ambições para a sua eventual utilização generalizada em operações urbanas.

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