Caminhão elétrico da Vale é destaque da Exposibram
O primeiro caminhão fora de estrada elétrico da Vale é um dos destaques da Exposibram, principal feira de mineração do Brasil, que acontece até essa quinta-feira em Belo Horizonte. Com 72 toneladas, o equipamento foi desenvolvido pela fabricante chinesa XCMG.
A mineradora testa atualmente dois veículos desse tipo, movidos a bateria: um na mina de Água Limpa, em Minas Gerais, e outro na mina de Sorowako, na Indonésia.
Segundo a companhia, os caminhões fora de estrada elétricos de 72 toneladas, modelo XDR80TE, fazem parte do programa PowerShift, que foi criado pela Vale com objetivo de substituir combustíveis fósseis por fontes limpas em suas operações.
O modelo tem bateria com capacidade para armazenar 525 kWh, permitindo uma operação por até 36 ciclos ao longo da rota estabelecida, pouco mais de um dia de operação, sem necessidade de parada e recarga.
Outra característica é a possibilidade de regeneração de energia durante as descidas, reduzindo a uso de freios mecânicos, trabalhos de manutenção e vibração, além de proporcionar mais conforto operacional aos motoristas. A máquina possui tecnologia de controle de temperatura, que permite que ela se adapte a altas temperaturas, umidade e condições de trabalho chuvosas, e funcione mesmo em condições climáticas extremamente frias, altitudes elevadas e condições climáticas adversas.
Atualmente, as emissões de caminhões fora de estrada movidos a diesel representam cerca de 9% do total de emissões de escopo 1 e 2 da Vale. O programa Powershift foi criado pela mineradora com o objetivo de substituir os combustíveis fósseis por fontes limpas em suas operações.
Além do caminhão 100% elétrico, a estratégia da Vale para a eletrificação dos ativos inclui também a operação de locomotivas a bateria nos pátios dos portos de Tubarão, em Vitória, e Ponta da Madeira, em São Luís. No Canadá, o programa Powershift também levou a testes com equipamentos elétricos em minas subterrâneas – atualmente existem cerca de 40 em operação.