Areia de brita é a nova tendência na construção civil

A areia natural, extraída de rios ou de cavas, está sendo substituída em parte pela chamada areia industrial ou manufaturada. O material também é conhecido como areia de brita, uma vez que é produzida a partir da brita obtida em pedreiras. A tendência de fabricação de areia a partir de rochas vem sendo apontada pela Metso Outotec, player do setor de mineração e agregados. Além de diminuir os efeitos sobre o meio ambiente, a areia de brita apresenta algumas vantagens econômicas e tecnológicas. E é uma alternativa importante em regiões como a Grande São Paulo, onde a areia de origem natural precisa ser buscada a mais de 100 km. 

Entre os motivos para se investir em areia de brita está o fato de que ela beneficia tanto os produtores como também os consumidores. É o caso do excedente de finos gerados em pedreiras, materiais que podem ser transformados em areia industrial, evitando sua conversão em grande passivo ambiental. O principal uso da areia é na fabricação de concreto, que leva entre 30% e 40% na sua composição.

Obras civis e de infraestrutura e até mesmo a construção de rodovias de pavimento rígido estão entre os mercados. Grandes e pequenas barragens e estruturas de sustentação de energia eólica são outros exemplos. 

A areia de brita, produzida com o emprego das tecnologias e processos adequados pode resultar em vantagens significativas para os consumidores, em especial para as concreteiras. Um dos ganhos é a constância da curva granulométrica, o que facilita o controle técnico do concreto e é um fator de importância na fabricação do produto.

O formato cúbico e superfície rugosa das partículas, somado à quantidade controlada de microfinos e produto melhor graduado, também reduz o consumo de cimento de forma significativa (ele sozinho é metade do custo).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish