Abidip teme por disparada nos preços de pneus de caminhão após áudio sobre cartel

transportadora segurança

Uma gravação apontando uma suposta formação de cartel no comércio de pneus está sendo investigada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). Segundo o Jornal de Brasília, um ex-representante da Pirelli fez uma denúncia ao órgão onde apresentou gravações com dirigentes da companhia que apontariam para a manipulação de preços de pneus com os concorrentes. Se comprovada, a prática configura como formação de cartel e fere a Lei 12.529/11. 

Na avaliação do presidente da Associação Brasileira de Importadores e Distribuidores de Pneus (Abidip), Ricardo Alípio, são denúncias graves que precisam ser apuradas. Ele é a favor da abertura desse mercado para às importações, pois acredita que isso pode trazer mais competitividade e impedira a elevação artificial de preços. 

“Estimular a presença de diversas marcas de pneus importados no mercado brasileiro é fundamental para combater esses abusos, dar acesso ao consumidor às melhores tecnologias do mundo em pneus e forçar a melhoria do produto nacional”. 

A Abidip diz que a indústria nacional do pneu tem pressionado o Comitê de Alterações Tarifárias (CAT) para reestabelecer o imposto de importação de pneus, retirado no início de 2021. O argumento dos fabricantes é de que houve uma inundação de pneus importados com preços baixos no Brasil, que trouxe quedas nas vendas, algo que a Abidip nega ao dizer que houve foram recordes de produção e vendas da indústria pneumática nacional. 

Até o momento não houve nenhum comunicado oficial sobre prejuízos ou possibilidade de fechamento de fábricas de pneus no Brasil. “É uma ameaça para procurar pressionar o novo governo a restabelecer o imposto de importação e diminuir a competição”, criticou o presidente da Abidip. 

Caso o governo ceda à pressão pelo imposto de importação, inevitavelmente haverá elevação no preço do pneu de carga, afirma a associação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish