Faturamento da Librelato cresce 20% em 2022 e empresa já prevê crescimento ainda maior 

Librelato

A Librelato, fabricante de implementos rodoviários, fechou 2022 com expansão de 20% em seu faturamento em comparação com 2021. A empresa comercializou, no ano passado, 12,5 mil produtos, atingindo o faturamento de R$ 2,1 bilhões contra R$ 1,8 bilhão do ano anterior. Para 2023, a implementadora catarinense projeta expansão acima do mercado, impulsionada pela chegada de novas empresas ao grupo. 

Com um ganho de market share de 1,5 pontos percentuais em comparação com 2021, a Librelato fechou 2022 com participação de 14,2% no mercado brasileiro, o que representa crescimento de 11,8% em relação ao ano anterior. A linha basculante liderou as vendas da empresa, com cerca de 30% de share cada, enquanto a linha graneleira foi responsável por 17% das vendas totais da marca.  

O crescimento é resultado do investimento que os operadores logísticos estão fazendo em busca de mais rentabilidade nas operações de transporte, diz a empresa. A série Evolut, nova geração de implementos Librelato lançada em 2021, por exemplo, apresentou novas soluções no ano passado e foi a grande responsável pelo crescimento das vendas de implementos da marca, tanto no Brasil como nos mercados externos. 

Exportações em alta 

Atualmente, a Librelato é a terceira maior implementadora do País e a segunda maior exportadora de semirreboques. No ano passado, a empresa exportou 800 unidades para o mercado externo. Os principais países para os quais a Librelato exportou foram: Paraguai, Chile, Uruguai, Bolívia, Colômbia, Gana e Uganda. A empresa mantém escritório em Portugal, com o objetivo de aumentar suas vendas para o continente africano e, também, para o Oriente Médio. 

Operando em ritmo acelerado, para dar conta do crescimento da demanda tanto do Brasil como do mercado de exportação, as unidades fabris da Librelato em Santa Catarina produziram, em média, 50 unidades por dia no ano passado. A empresa projeta expansão de 20% das vendas para este ano e, em função disso, está trabalhando com aumento de 12% da produção diária desde janeiro.  

Investimentos 

A Librelato seguiu investindo, em 2022, em tecnologias para aprimorar os processos internos de produção e a qualidade dos implementos. Ao todo, a implementadora destinou, nesse período, R$ 46 milhões de reais para essas melhorias. O ritmo de investimentos aiinda deve se manter em 2023, mas um pouco menor, em torno de R$ 30 milhões. 

Em janeiro de 2023, a Librelato inaugurou mais uma unidade industrial em Içara (SC), onde são finalizados os produtos em fase de montagem e preparação para entrega. Com isso, a implementadora deve gerar 600 empregos indiretos neste ano, além de fechar 140 contratações diretas. Atualmente, a Librelato emprega 1,8 mil profissionais. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish