John Deere apresenta nova escavadeira elétrica em feira de tecnologia 

Modelo de escavadeira elétrica apresentada pela John Deere na CES 2023 (foto: divulgação).

A John Deere aproveitou a feira de tecnologia CES 2023, realizada na última semana em Las Vegas, nos Estados Unidos, para apresentar uma nova escavadeira elétrica. O modelo ainda não conta com um nome e nem data de lançamento, mas a fabricante defende que ele traz menos peças móveis, menor poluição sonora e menos emissões de gases de efeito estufa. 

A nova escavadeira elétrica é alimentada por uma bateria da Kreisel Electric, empresa que a John Deere conta com participação majoritária, que criou uma tecnologia de bateria de última geração para uma ampla gama de aplicações móveis e estacionárias. A arquitetura patenteada de refrigeração por imersão proporciona uma vida útil melhor, maior segurança e melhor desempenho para equipamentos alimentados por essa bateria.

Segundo a fabricante, a tecnologia de carga da Kreisel resulta em conexões mais rápidas e de menor custo ao sistema de alimentação elétrico. O equipamento é voltado para a construção civil, principalmente para obras rodoviárias. 

Tecnologia para agricultura 

A John Deere também aproveitou o evento para apresentar um software para o setor do agronegócio. Segundo a empresa, o ExactShot permite aos agricultores a redução de mais de 60% da quantidade de fertilizante utilizada no desenvolvimento inicial da planta que seria necessária durante o cultivo. A tecnologia usa sensores e robótica para colocar o fertilizante precisamente sobre as sementes à medida que são plantadas, em vez de aplicar um fluxo contínuo em toda a linha. 

A nova tecnologia utilizará um sensor que registrará quando cada semente individual está no processo de entrar no solo. Como isto um robô irá pulverizar apenas a quantidade de fertilizante necessária, cerca de 0,2 ml, diretamente sobre a semente no momento exato em que ela vai para o solo. 

Em toda a safra de milho dos Estados Unidos, por exemplo, o ExactShot poderia economizar mais de 93 milhões de galões de fertilizante anualmente e evitar que seu desperdício estimule o crescimento de ervas daninhas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish