Bauma 2022: novidades e tendências para setores da construção e mineração

Após quase três anos de pandemia, a maior feira internacional de equipamentos para construção e mineração vai ser realizada novamente. Trata-se da Bauma, marcada para os dias 24 a 30 de outubro em Munique na Alemanha. Fabricantes globais de equipamentos já confirmaram presença na feira. Veja algumas das novidades que serão expostas no evento, confira:

Bobcat

De carregadeiras a miniescavadeiras, passando por manipuladores telescópicos e diversos acessórios, a Bobcat apresentará o que tem de mais moderno em máquinas elétricas, digitalização, automação e gamificação. A empresa garante que muitos dos produtos serão mostrados pela primeira vez.

Entre os destaques estão as carregadeiras compactas da linha R-Series, a S86 e a T86 – os equipamentos mais potentes do tipo já construídos pela empresa e que substituem os modelos anteriores 700 e 800 M-Series. Os visitantes também poderão conferir o conceito Quad Track, que possibilita a troca das rodas de algumas carregadeiras de direção deslizante da Bobcat por pods individuais de esteiras. Além disso, ela vai apresentar a T7X, carregadeira de esteira compacta totalmente elétrica, e a miniescavadeira E35, que se distingue pelas possibilidades de automação.

Outra novidade que deve ser exposta é um display transparente e sensível ao toque com a tecnologia OLED incorporada. O sistema pode ser integrado à estrutura de vidro da cabine do operador, aumentando assim a produtividade e a eficiência do trabalho.

Bomag

A Bomag levará ao evento novas tecnologias e máquinas para obras de asfaltamento e terraplenagem, sendo que praticamente todos os equipamentos poderão ser testados. Em um espaço de 4 mil m², estarão expostas mais de 100 soluções de alto desempenho para uma ampla gama de aplicações. O público terá contato com compactadores, placas vibratórias, plainas a frio, recicladoras, estabilizadoras, pavimentadoras, alimentadores e outras máquinas decisivas para garantir a qualidade e a longa vida útil das estradas.

A placa vibratória monodirecional BR 95 será uma das protagonistas da Bomag na Bauma 2022. A novidade tem a base quadrada e os cantos arredondados, sendo ideal para atividades de compactação em áreas apertadas. Também estará nos holofotes o tamper BT 60, que é alimentado com bateria.

A empresa apresentará, ainda, o conceito do myCockpit, que possibilita aos operadores de rolos tandem selecionar quais recursos gostariam de usar no trabalho, escolhendo, por exemplo, entre o joystick clássico, o inovador botão rotativo ou a opção por toque.

Além disso, serão compartilhados detalhes sobre o estudo envolvendo o primeiro rolo tandem autônomo da Bomag. Apresentada na Bauma 2019, a pesquisa continua em desenvolvimento e tem novidades como a detecção automática de obstáculos.

Hyundai

A Hyundai Construction Equipment exibirá 23 equipamentos, com destaque para suas máquinas sustentáveis, conectadas e com baixa emissão de carbono. A fabricante sul-coreana ainda pretende mostrar aos visitantes uma prévia da mais nova escavadeira de rodas movida por células de hidrogênio.

Algumas das máquinas da Hyundai Construction Equipment expostas na Bauma 2022 serão as carregadeiras de rodas HL955AHD e HL955AHDXT, que vão acompanhar as versões maiores HL960AHD e de serviço pesado HL970A. Os novos equipamentos foram projetados para lidar com aplicações severas.

Além disso, a recém-revelada microescavadeira HX10A Twin Drive e a HX85A ganharão a companhia de outras oito máquinas para reforçar a linha de miniescavadeiras da empresa — sendo que três delas (HX35Az, HX40A e HX48Az) receberam o prêmio de design Red Dot Design Award.

A companhia também vai destacar durante o evento a mais nova marca Hyundai Connect, concebida para responder por todas as tecnologias avançadas e inteligentes da empresa (tanto as já existentes quanto aquelas que estão em desenvolvimento).

Komatsu

Na Bauma 2022, a Komatsu terá como destaque a nova escavadeira elétrica PC4000-11, que garante a redução de custos na operação. O equipamento possui sistemas de acesso de 45°, que facilitam a entrada do operador e da equipe responsável pela manutenção. Além disso, conta com o sistema KOMTRAX Plus, ferramenta que fornece informações em tempo real sobre o status operacional da máquina.

Outro diferencial da escavadeira elétrica é o conjunto de câmeras KomVision, que proporciona uma visão panorâmica de 360° para que as atividades sejam executadas com maior segurança. E mais: o operador pode usar uma tela de 10 polegadas sensível ao toque para selecionar uma das câmeras e ter a visão detalhada de determinada área.

A PC4000-11 tem, ainda, três saídas de emergência em ambos os lados, assim como outra saída no compartimento do motor e da bomba. Com isso, o operador tem a tranquilidade de trabalhar com uma máquina que atende a altos padrões de segurança.

Kubota

A Kubota apresentará detalhes dos testes que a empresa vem realizando com o uso de óleos vegetais hidrotratados (HVO) para alimentar as suas máquinas. Produzido a partir de colza, girassol e soja – em conjunto com algumas gorduras animais – o combustível traz benefícios comprovados para o meio ambiente, como a redução de até 90% das emissões de gases responsáveis pelo efeito estufa. Além disso, atende aos padrões europeus de qualidade de combustível.

Para garantir o correto funcionamento dos equipamentos que recebem o HVO, a Kubota promove o monitoramento dos motores por meio de telemetria. As informações coletadas são utilizadas pela empresa no desenvolvimento de sua futura estratégia de combustível. De acordo com Rob White, gerente da divisão de equipamentos de construção da Kubota UK, atualmente os testes acontecem em cinco máquinas dedicadas. “O HVO não oferece apenas a redução de carbono, mas também possui melhor filtrabilidade e resistência à combustão em climas frios”, destaca o executivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish