XCMG mostra otimismo com mercado de construção e aposta em miniescavadeiras

As vendas de equipamentos da linha amarela vêm conquistando bons números no Brasil este ano e a fabricante chinesa XCMG acredita que isso deve durar pelo menos nos próximos cinco anos, graças ao setor de construção civil. A empresa prevê aumento de demanda no País e já vê algumas mudanças no mercado em relação aos “anos dourados” de 2013 e 2014, quando foram vendidos 33 mil equipamentos.

A retroescavadeira, por exemplo, ainda faz sucesso, mas vem perdendo seu espaço para outros equipamentos. Renato Torres, diretor comercial da XCMG Brasil, diz que isso está acontecendo por conta do Marco do Saneamento, que trouxe mais investimento para a área e pede por equipamentos com mais produtividade. O resultado é uma preferência por miniescavadeiras ao invés das retroescavadeiras.

“Muitas vezes, percebe-se que elas alcançam mais profundidade de escavação até igual a uma retroescavadeira, o que tem sido muito favorável”, explica Torres. A preferência das construtoras é o motivo da fabricante começar a apostar nesse mercado. Em 2022, a empresa adicionou ao seu portfólio as escavadeiras 1.7t, 2.7t, 3.5t, 5t e 8t para suprir a demanda de mercado por miniescavadeiras.

O diretor comercial também lembra que o perfil das obras mudou pós-lava-jato. “As grandes empreiteiras estão dando espaço para as empresas menores, e isso tem sido muito favorável para a XCMG. Imagino que até nossos concorrentes estejam percebendo essa mudança de perfil.” A mudança, no entanto, não afeta diretamente no tipo de equipamento vendido, pois a demanda por máquinas continua a mesma independentemente do porte da construtora.

Estratégia com veículos elétricos

Além da aposta em miniescavadeiras, a XCMG também está investindo em máquinas elétricas. A empresa está de olho no mercado de mineração, que busca diminuir seus impactos ambientais. Um dos projetos é com o caminhão XDR80TE, de 72t, que está sendo utilizado em minas da Vale. “É um segmento que estamos entrando mais pesado em 2022 e com inovação, acredito que a XCMG é a primeira empresa a apostar em máquinas elétricas”, diz Torres.

Para o ano que vem, a XCMG deve continuar trazendo para o Brasil as mini escavadeiras, uma solicitação dos clientes, que consideram esse gap muito amplo, segundo o executivo. “Tanto que trouxemos a intermediária entre a de 15t e a 22t, e estamos lançando a 18t (XE80DA)”, lembra. A empresa também deve ter novidades no setor de máquinas elétricas, não só com os caminhões, mas também com retroescavadeiras elétricas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish