Santos Brasil fecha a compra de portêineres e empilhadeiras para o Tecon Santos 

Novos portêineres vão complementar o trabalho de logística no Tecon Santos (foto: divulgação).

A Santos Brasil fechou a compra de dois portêineres (guindastes sobre trilhos para operação de navios de contêiner) de última geração e de duas empilhadeiras de contêineres vazios. Estes equipamentos somam R$ 130 milhões em investimentos e fazem parte da segunda fase do projeto de ampliação e modernização do Tecon Santos. 

A empresa prevê gastar R$ 540 milhões para aumentar a capacidade do terminal santista de 2,4 milhões de TEUs/ano para 2,6 milhões em 2023. Estas são as primeiras de uma série de compras de equipamentos que deve ser realizada neste ano pela companhia. A previsão de entrega dos portêineres é para outubro de 2023 e a das empilhadeiras, para novembro deste ano. 

Os novos portêineres, adquiridos da empresa chinesa ZPMC, têm 50 metros de altura, do cais à lança, e 70 metros de comprimento de lança. Eles têm capacidade para movimentar até dois contêineres de 20 pés cheios ao mesmo tempo e até 100 toneladas de carga. Eles se somarão aos oito ZPMCs já existentes no Tecon Santos. 

Assim como os demais portêineres que atualmente operam no terminal, estes também terão a tecnologia OCR (reconhecimento ótico de caracteres) para identificar a numeração dos contêineres, agregando segurança, velocidade e precisão à operação. Além disso, terão a tecnologia TPS (Truck Position System – sistema de posicionamento de carretas), que define de forma precisa o local de parada das carretas para as movimentações de embarque e descarga. 

Empilhadeiras e mais investimentos 

As duas novas empilhadeiras de contêineres vazios compradas são fabricadas pela Kalmar e têm capacidade de nove toneladas. A aquisição eleva de seis para oito a frota em operação no Tecon Santos destes equipamentos para recebimento e entrega de contêineres vazios. A intenção é aumentar a capacidade tanto para o atendimento ao navio como para o fluxo de carretas que depositam ou retiram contêineres do terminal. 

A Santos Brasil já está analisando também modelos de guindastes móveis elétricos (e-RTGs), terminal tractors e outras empilhadeiras. Os planos também incluem remodelação do pátio, elevação do pé direito do armazém e o uso de inteligência artificial. 

A primeira fase do projeto de ampliação e modernização do Tecon Santos foi oficialmente entregue em dezembro do ano passado. Em uma terceira fase, a empresa investirá mais R$ 600 milhões até 2031 para levar o terminal a uma capacidade de 3 milhões de TEUs por ano, concluindo desta forma os investimentos de R$ 1,55 bilhão previstos no contrato de prorrogação antecipada do terminal. 

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