Os 10 melhores caminhões militares já criados
O site HotCars decidiu fazer um top 10 dos melhores caminhões militares já criados, com base na sua utilização por exércitos de todo mundo. A matéria destaca que os esses veículos hoje são usados para muitas funções, desde o transporte de carga até suprimentos, equipamentos e tropas, e que geralmente apresentam diferenças significativas de carga útil em relação aos veículos utilitários leves , por isso são usados principalmente para fins de transporte.
Quando se trata de suas principais características, para classificar os melhores desse tipo, foram avaliadas a alta confiabilidade, a carga útil máxima, o números de produção, a mobilidade, entre outros fatores. Abaixo, você confere os melhores modelos na ordem decrescente.
IVECO M250
Com grande mobilidade dentro e fora de estrada, o IVECO M250 pode operar mesmo nas superfícies mais difíceis. O modelo específico vem com configuração 6×6, mas também está disponível uma versão 4×4 (M170) e uma versão 8×8 (M320). A carga útil máxima é diferente em cada versão, por exemplo, o M250.45WM pode transportar carga com peso de até 3460 quilos.
LVSR
O LVSR foi projetado como um sucessor da série Oshkosh Mk.48. O Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos quer 2 mil desses caminhões militares, que começaram a serem entregue em 2009 pela fabricante Oshkosh. Sua principal função é transportar equipamentos que pesam muitas toneladas.
Com uma configuração 10×10, o LVSR pode transportar quase 12 toneladas fora de estrada e 20,4 toneladas em estrada. O veículo é equipado com cabine blindada e assentos com absorção de energia, e também está disponível um kit de blindagem complementar.
HEMTT
Outro caminhão fabricado pela Oshkosh para o exército norte-americano, o HEMTT (Heavy Expanded Mobility Tactical Truck) é um caminhão pesado 8×8 que pode operar em qualquer superfície e em qualquer clima. Mais de 15 mil caminhões foram construídos , incluindo diferentes versões.
Esses veículos realizam diferentes missões táticas para o exército dos EUA. Há um kit de armadura adicional opcional que fornece proteção extra à tripulação. Por último, mas não menos importante, existem versões melhores, como o HEMTT A4, que vêm com atualizações em comparação com o HEMTT básico.
KamAZ-5350
O russo KamAZ-5350 está sendo produzido desde 2003 e apresenta um design básico, mas bem sucedido e comprovado. Existem versões 4×4 e 6×6 disponíveis. Capaz de operara em qualquer terreno, a carga útil máxima é de seis toneladas, embora o caminhão KamAZ possa rebocar reboques com peso de até sete toneladas.
MTVR
O Medium Tactical Vehicle Replacement (MTVR, ou Substituto de Veículo Tático Médio, em tradução livre) foi desenvolvido pela Oshkosh para ser usado pela Marinha e Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA. Possui uma configuração 6×6 que fornece ao caminhão mobilidade e confiabilidade decentes. Ele também foi exportado para países como o Reino Unido, Iraque, Egito, Grécia, entre outros.
Em estrada, pode transportar carga com um peso máximo de sete toneladas, enquanto fora de estrada tem uma carga útil máxima de 15 toneladas. Ele também pode rebocar qualquer coisa que pese menos de 11 toneladas.
KrAZ-6322
Este caminhão pesado fabricado na Ucrânia apresenta um design confiável e comprovado. O caminhão está em produção desde 1999 e já foi exportado para diversos países, como Angola, Egito, Índia, entre outros.
A carga útil máxima que pode transportar é de 10 toneladas, embora possa rebocar até 30 toneladas. Em aeródromos, pode rebocar qualquer aeronave com peso máximo de 75 toneladas. Sua função básica é transportar tropas. Caminhões militares desse modelo podem acomodar 24 soldados e transportá-los em todos os terrenos com suas capacidades off-road.
Ural-4320
O caminhão off-road russo segue a trajetória do Ural-375, que começou a ser produzido em 1961. Seu design é totalmente convencional, mas não houve grandes mudanças nele. O peso máximo que pode transportar é de 4,5 toneladas fora de estrada e 6 toneladas em estrada. Também foi projetado para operação em temperaturas entre -58 e 122 Fahrenheit.
MAN SX
A série de caminhões militares MAN SX não poderia faltar na lista, pois é muito bem sucedida e atende as forças armadas de muitos países. A carga útil máxima atinge 14 a 16 toneladas para os caminhões 8×8 SX45, embora também estejam disponíveis os 6×6 SX44. Os veículos foram projetados para transportar equipamentos militares pesados, como lançadores de mísseis e radares. Os motores do SX estão localizados atrás e embaixo da cabine.
M1078 LMTV e M1083 MTV
O veículo básico M1078 foi projetado para transporte de carga, enquanto o M1083 é o modelo básico 6×6. As vantagens desses caminhões militares são sua confiabilidade, seus baixos custos de produção e manutenção e sua eficiência de longo prazo. Seu design permite que eles tenham um desempenho excelente atualmente, por isso foram oferecidos a muitos países do mundo.
Mercedes-Benz UNIMOG
Embora o UNIMOG alemão tenha sido projetado em 1946 (alguns anos após a Segunda Guerra Mundial), ainda é um dos projetos mais eficientes e bem-sucedidos de seu tipo. Mesmo 70 anos depois, o caminhão ainda está sendo produzido. Curiosamente, seu design básico é quase o mesmo.
A Mercedes-Benz, que também produz o chassi de seu próprio veículo utilitário leve militar classe G de muito sucesso, desenvolveu o UNIMOG nas versões 4×4 e 6×6. O caminhão vem com excelentes capacidades off-road, é confiável e muito eficaz em suas funções. O UNIMOG pode servir como veículos de transporte de tropas ou equipamentos, ambulâncias, veículos de comando e muito mais.