Cat atualiza pavimentadoras e agrega mais tecnologia embarcada 

A Caterpillar (Cat) aperfeiçoou sua linha de pavimentadoras e agregou novas tecnologias embarcadas. O processo envolveu os modelos AP600, AP655, AP1000 e AP1055. Todas elas se baseiam nas pavimentadoras da série F e receberam um upgrade na forma de novas ofertas de mesa e na tecnologia – software – que auxilia na configuração da pavimentadora. O aperfeiçoamento também inclui a melhor retenção de material e a visibilidade aprimorada para o operador. 

No caso do software, a fabricante adicionou o que chama de novo assistente de início de pavimentação. O objetivo é permitir a configuração simplificada de projetos de pavimentação. Com o assistente, o operador pode registrar as condições de funcionamento da pavimentadora e da mesa, incluindo largura de pavimentação, velocidade de pavimentação e posição do ponto de reboque.

Ao se mudar para um local de trabalho similar, o profissional pode repetir os padrões de trabalho anterior, ativando um perfil previamente gravado no menu de exibição. O recurso é valioso porque se o operador está satisfeito com o resultado de uma pavimentação anterior, ele pode salvar as configurações e repetir o processo em outro trecho. 

Novidades em design, sensores e resistência à temperatura

O já citado aumento de visibilidade acontece porque as novas pavimentadoras têm espelhos laterais opostos e padrões. Outra característica é que os extensores montados na frente das mesas SE47 FM e SE60 FM podem retrair rapidamente ao manobrar em torno de obstáculos, puxando o material de volta para a câmara do sem-fim. Já a faixa de pavimentação padrão para o SE47 FM é de 8 pés (2,4 metros) a 20,5 pés (6,2 metros), enquanto o SE60 FM oferece uma faixa de pavimentação de 10 pés (3 metros) a 25,5 pés (7,8 metros). Pacotes de extensão opcionais, bem como anexos de berma, estão disponíveis.

As pavimentadoras podem ainda ser equipadas com um sensor de altura opcional para monitoramento do material. Uma luz indicadora no visor de operação permite que os operadores determinem rapidamente quando continuar a pavimentação ou quando solicitar mais material. Os operadores podem ter uma qualidade de pavimentação ideal ao combinar os recursos acima com o sensor de temperatura opcional, com o sistema de imagem térmica (que inclui uma câmera infravermelha) e com o Sistema Global de Navegação por Satélite. 

Já o novo design intermitente na frente da tremonha oferece maior resiliência à temperatura, o que ajuda a fornecer melhor prevenção de derramamento, enquanto raspadores na parte traseira da tremonha ajudam a evitar vazamentos entre as asas da tremonha e o compartimento do motor. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish